Meu Filho tem Dermatite Atópica, e Agora?

Escolhendo os Presentes de Natal!
10 de dezembro de 2015
Conheça nossa Linha de Cosméticos Antialérgicos para Bebês
27 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Olá, tudo bem? Aqui no blog eu gosto de compartilhar todo o meu conhecimento com vocês… E essa pergunta aí do título (Meu filho tem dermatite atópica, e agora?) foi a primeira pergunta que eu me fiz assim que o Ian foi diagnosticado dessa forma… Para ser bem sincera, a vontade que eu tinha era de sair correndo! Dermatite atópica? Não sabia o que era, mas dava medo. Só sabia que era algo na pele… E precisei de muitas pesquisas e muitas consultas ao pediatra para conseguir entender um pouco mais desse problema do meu filho…

E depois de tantas pesquisas, resolvi compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês! Vamos lá?

 

O que é a dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma doença na pele. A palavra dermatite se refere a uma infecção na pele, já a Atópica significa uma tendência de desenvolver alergias… Juntando tudo isso temos alergias na pele, que não são curadas a curto prazo, e que costumam levar a uma série de sintomas ruins…

A Dermatite atópica também pode ser chamada de eczema, o que não deixa de ser verdade, porém o eczema é um tipo mais amplo de doença, podendo se dividir em:

Eczema de contato (ou dermatite de contato): A pele fica vermelha, coçando e com pequenas bolhas. Normalmente o eczema de contato aparece devido ao contato com algum componente alergênico ou irritante.

Eczema disidrótico (ou disidrose): A causa é desconhecida podendo ser desde alergias sazonais até grandes estresses, os sintomas são bolhas nas palmas da mão e solas do pés.

Neurodermatite: reação alérgica que causa coceira e pode ser desencadeada por contato com substâncias alergênicas ou picadas de insetos por exemplo.

Eczema numular: é uma doença de origem desconhecida, mas que pode ter a ver com ressecamento da pele, infecções bacterianas ou outros tipos de alergias. Ela tem esse nome pois costuma ter como principal sintoma o aparecimento de lesões de formato arredondado. Geralmente é acompanhada de coceira e costuma afetar as pernas, antebraços, mãos e pés.

 

Quais são os sintomas da dermatite?

dermatite-atopica3

 

  • Pele seca e prurida;
  • Erupções em alguns locais específicos do corpo como por exemplo face, interior dos cotovelos, atrás dos joelhos, mãos e pés.
  • Coceira.

Porém ao coçar a pele, podemos ter outros sintomas:

  • Vermelhidão
  • Inchaço,
  • Ressecamento,
  • Formação de bolhas com líquido transparente,
  • Espessamento da pele.

 

Quem pode ter dermatite atópica?

dermatite-atopica4É mais comum em bebês e crianças, mas pode aparecer em qualquer idade. Locais com clima seco costumam ter mais propensão em apresentar a doença.

Normalmente, a medida que as crianças vão crescendo os sintomas da dermatite vão diminuindo, porém acontece da pele ficar seca e facilmente irritável por toda a vida.

É importante ressaltar que a dermatite atópica não é contagiosa, ou seja, você não pode pegá-la ou transmiti-la a alguém.

 

O que pode piorar os sintomas da dermatite atópica?

  • Fibras de lã ou sintéticas
  • Sabões, sabonetes e produtos de limpeza (dependendo dos componentes que estes contêm)
  • Alguns perfumes e maquiagens
  • Óleo Mineral, Solventes e Cloro
  • Poeira
  • Areia
  • Fumaça de cigarro
  • Alguns alimentos que causam alergias alimentares como por exemplo:
    • Ovos, amendoim, leite, peixe, produtos de soja e trigo
  • Ácaros
  • Mofo
  • Pólen
  • Cachorro
  • Pelo de gato

Outros fatores importantes que podem agravar a dermatite atópica:

  • Falta de hidratação na pele
  • Clima seco
  • Banhos muito quentes e longos
  • Ficar alternando entre ambientes com ar condicionado e muito quentes

Como tratar a dermatite atópica?

Normalmente a dermatite atópica é tratada mudando o estilo de vida e melhorando os cuidados com a pele.

Além disso também é importante evitar produtos que possam levar a uma piora dos sintomas.O médico também pode receitar alguns remédios para ajudar a melhorar a doença.

Algumas curiosidades e estudos recentes sobre a Dermatite Atópica

Um estudo feito em 2007 e publicado no The Journal of Allergy and Clinical Immunology (JACI) – Jornal de Alergia e Imunologia Clínica (em tradução livre), investiga a relação entre distúrbios psíquicos e até mesmo o déficit de atenção (que é um distúrbio de aprendizagem), em crianças com dermatite atópica. E apesar de ser necessário realizar mais estudos para comprovar os dados, acredita-se que a dermatite atópica tenha uma relação com o déficit de atenção e outros distúrbios psiquicos. Além disso, quanto mais grave a dermatite atópica, maior a probabilidade de ter algum distúrbio psiquico. Eles desconfiam que essas condições mentais possam ter alguma relação com perda de sono crônica.

 

Algumas considerações sobre a Dermatite Atópica.

Agora que você já leu tudo isso e chegou até aqui, gostaria de conversar um pouco com você e ressaltar alguns pontos que considero importante para a saúde do seu filho:

  • Você reparou que a Dermatite Atópica não tem cura? Ela pode sumir por algum tempo, mas depois voltar. Por isso, o que temos que fazer é manter os componentes alergênicos o mais longe possível da pele. E é por isso que eu recomendo muito que você leia esse artigo aqui onde falamos sobre o sabonete antialérgico e como escolher um bom sabonete para o seu filho!O sabonete é realmente uma questão muito importante, já que quando você utiliza sabonetes com excesso de lauril, por exemplo, você acaba retirando a camada protetora da pele, o que pode levar a maior exposição da pele aos compostos alergênicos e ainda causar também ressecamento, que é um dos agravadores da dermatite atópica.
  • Uma criança com dermatite atópica não é apenas uma “coceirinha”, ou “vermelhinho”, é algo importante e que estudos recentes estão relacionando até mesmo com distúrbios psíquicos e déficit de atenção! Tenho certeza que você quer o melhor para o seu filho, e por isso é importante que você cuide dele nesse momento e o apoie!É importante que você ajude seu filho controlando quais componentes podem lhe causar alergia, inclusive os alimentos; separando sabonetes adequados para que a sua pele receba a limpeza e hidratação adequadas e também o ajudando a hidratar a pele através do uso de cremes hidratantes antialérgicos e também tomando água! É importante se hidratar de dentro para fora e de fora para dentro também!

 

  • Encontre uma marca da sua confiança e que realmente saiba o quanto é importante para você, e para a qualidade de vida do seu filho que os produtos cosméticos tenham um alto padrão de qualidade, não aceite nada que não tenha informações no rótulo ou que tenham uma origem desconhecida! Dermatite Atópica é um assunto muito sério!

 

  • dermatite-atopicaNós da Mar&Mel nos preocupamos tanto com essa questão da dermatite atópica e da hidratação da pele que nossos produtos hidratantes contêm Manteiga de Karite, que ajuda a manter a pele úmida, criando uma espécie camada protetora que impede que a pele fique ressecada! Mantendo a pele úmida e saudável conseguimos combater bactérias que podem agravar a Dermatite Atópica!

 

Então, se você estiver procurando uma marca na qual confiar para ajudar a controlar a dermatite atópica do seu filho, saiba que nós da Mar&Mel cosméticos estamos aqui para isso! Eu mesma passei por tudo isso com o meu filho e por isso sei como você está se sentindo! Então dê uma passadinha na nossa loja virtual, confira o nosso kit para bebês (todos com produtos antialérgicos), e nosso kit infantil (também com produtos antialérgicos) e ajude seu filho! E por que não aproveitar o nosso frete grátis em compras acima de R$150,00 e levar também alguns produtos seguros para você e toda a sua família?

 

Qualquer dúvida sobre os nossos produtos você também pode entrar em contato via whats app: (19) 99891-2578 e eu terei o maior prazer em te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas!

3 Comentários

  1. […] tudo bem com vocês? Nossos últimos posts sobre dermatite atópica e sabonete antialérgico foi um sucesso! E as mamães têm perguntado bastante sobre nossa linha […]

  2. […] a espuma, nós já conversamos no texto sobre dermatite atópica que um dos componentes que é responsável pela espuma é o Lauril, e nós não utilizamos Lauril […]

  3. […] Mas saiba que a hidratação na pele é importantíssima para crianças com pele sensível e com dermatites. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *